sexta-feira, 17 de setembro de 2010
ABERTURA DA MOSTRA CULTURAL 2O1O
A abertura da Mostra Cultural contou com a presença de uma banda formada por alunos do colégio, do 2º ano do Ensino Médio. Os alunos fizeram uma bela apresentação e foram muito aplaudidos! Parabéns pelo esforço! ARRASARAM! (foto tirada pela aluna, Larissa Guerson - 1º Ano A)
Durante o ensaio uma pausa para o flash, na foto a nossa coodernadora Regina e o aluno Mike.
A Mostra Cultural se encontra em sua reta final e os alunos doam o melhor de si para que tudo saia como o planejado. Os ensaios nos permitem conferir um pouco de como será a apresentação.
Teremos dança, teatro...
Nossa Alice sonhadora.
O teatro mostra a interação entre alunos e professores do Colegio Presbiteriano.
As apresentações de Física foram efetuadas essa manhã, criadas pela sétima série e apresentada para as demais séries. Os alunos farão as apresentações também aos pais presentes nesta Mostra Cultural.
A diretora Valéria Rodrigues de Freitas Reis visitou a Mostra e fez questão de dedicar seu tempo a cada aluno.

Todos se divertiram com o foguete de água e com a calculadora que funciona com dois limões e sem pilha!
Cientistas.
Mãos a obra.

"A natureza é um livro que apresenta conteúdo valioso em todas as suas folhas"
O Futuro se realiza com as escolhas do presente.
As crianças do Colégio Presbiteriano se relacionam de maneira direta com o meio ambiente, o que permite a conscientização de tamanha importância para os futuros adultos.
E não é apenas com os animais em si, mas também com objetos e brinquedos reciclados que as nossas crianças se divertem.
Primeiro ano/2010, auxiliado pela educadora Glêide Duarte.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Mostra Cultural a todo o vapor
Sustentabilidade é a palavra chave da Mostra Cultural 2010. E o 9º ano já se prepara para apresentação de sexta feira, em que o tema principal será "objetos e materiais feitos a partir da reciclagem e o desenvolvimento de fontes de energia."
A professora Laudelina Emília Ferreira Ernesto, orientadora do grupo, acompanhou de perto o trabalho e nos deu a oportunidade de conferir o desenvolvimento do projeto e acompanhar as expectativas para o grande dia.
O Segundo e Terceiro anos se empenham para obter um bom resultado final.
![]() |
Como vassoura, puff (feito de garrafa pet), filtro e maquetes, que mostram de maneira simples, alternativas úteis e ecologicamente corretas. |
A professora Laudelina Emília Ferreira Ernesto, orientadora do grupo, acompanhou de perto o trabalho e nos deu a oportunidade de conferir o desenvolvimento do projeto e acompanhar as expectativas para o grande dia.
O Segundo e Terceiro anos se empenham para obter um bom resultado final.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
ENTREVISTA - MOSTRA CULTURAL (EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL)
Na sexta feira, dia 20 de agosto, aconteceu no colégio Presbiteriano a Mostra Cultural da Educação Fundamental. Este ano a escola adotou uma proposta diferente dos outros anos, as crianças fizeram várias danças e apresentações sobre o livro Flor de Maio, e abordaram o tema: Brincar sempre foi divertido.
Nós entrevistamos alguns alunos, pais e professores para saber o que eles estavam achando do evento da noite: João Vitor, João Marcos, Eric, Esdras, Guilherme, Samuel, Daniel, Davi, e Leandro 2ª serie B
1) Vocês gostam de participar da Mostra Cultural? “SIM!”
2) E o que vocês aprenderam participando?
João Vitor: “a gente aprendeu que para a gente conquistar o que a gente quer, não é sozinho, é junto”
Daniel: “Preservar a natureza”
João Marcos: “Ser amigo uns dos outros”
Leandro: “Ser amigo da natureza”
Eric: “É importante ter amigos e pra sempre ajudar”
3) E qual nota de 1 a 10 vocês dariam para a Mostra?
1) Vocês gostam de participar da Mostra Cultural?
“Sim”
2) E o que vocês aprenderam com a Mostra Cultural desse ano?
“Preservar a natureza”
3) E qual a nota que vocês dariam para a Mostra?
“9”
Raquel Angélica, mãe do aluno Vinícius Asaf 4ª serie B:
1) O que você acha dessas atividades extraclasses para o seu filho?
“Eu acho que é de suma importância porque além de trazer mais a família para dentro da escola tem a questão também da arte ainda mais que esse ano teve uma proposta diferenciada da escola que antes era exposição, esse ano eles estão apresentando sobre o livro Flor de Maio e eu estou achando bem interessante a proposta”
2) E o que você está achando da Mostra?
“Fantástico, um trabalho bem elaborado, os professores se desdobraram, o figurino está lindo, as danças estão lindas, eu acho que a escola está de parabéns”
Professora Andréia do maternal:
1) Como você percebe o envolvimento das crianças na Mostra Cultural?
“Esse ano eu fui muito agraciada por causa do grande envolvimento das crianças e também dos pais, isso foi ótimo, e nós produzimos muito juntos”
2) O que você achou da Mostra Cultural desse ano?
“Muito surpreendente e a apresentação foi maravilhosa”
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
PROTAGONISMO E SUSTENTABILIDADE
O planeta pede socorro, e para socorrê-lo precisamos estender as próprias mãos, afinal a mudança principal deve ocorrer em nossa maneira de encarar a realidade e passar a tratar natureza com respeito, consciência, e atitude.
Esse post tem como objetivo, destacar uma atitude exemplar, o qual mostra que o verdadeiro espírito da sustentabilidade é uma união entre o meio ambiente e o homem, em uma parceria onde nenhum sai perdendo. Cito, particularmente, uma balsa funcional e ecológica, pois é construída com garrafas pet e tambores de plásticos.
Mais precisamente, a balsa e composta de 25 tambores de 200 litros, dentro de cada tambor foram colocadas 70 garrafas pet de 2L, que resultou no uso de um total de 1750 garrafas.
Cada tambor suporta 200 kg, proporcionando à balsa a resistência de 5000 kg.
O responsável pela construção da balsa é o senhor José Alves Junior, que aplicou essa idéia em sua fazenda ‘Vista Alegre’. José a utiliza para transportar o gado de um lado para o outro do rio. Um fato que não pode ser ignorado e a localização, a fazenda se encontra a 7 km de alpercata e a 6 km de Governador Valadares, o que reforça a mensagem aos nossos leitores locais que a sustentabilidade e algo acessível, basta informação e força de vontade.
O BRASIL TAMBÉM SE POSICIONA !!!
O que é necessário para dar impulso às negociações de dispositivos mais avançados e efetivos do que o Tratado de Kyoto? Há condições para romper o atual impasse com relação ao uso abusivo da matriz energética de origem fóssil e à destruição de florestas e da biodiversidade? Essas e outras perguntas foram respondidas em um seminário realizado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, em 2008.
Apesar de ter sido realizado há dois anos, o seminário originou uma publicação bastante atual, que reune as conclusões de dois especialistas: Luiz Gylvan Meira Filho, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, e o chefe da Divisão de Política Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores, André Odenbreit Carvalho.
O caderno Posicionamento atual do Brasil nas negociações para o pós-Kyoto abrange pontos importantes como os principais acordos internacionais realizados, o posicionamento dos agentes nas negociações, os principais impactos das mudanças climáticas, além de contar com uma entrevista com o ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado, chefe do Departamento do Meio Ambiente do Itamaraty.
Como conclusão, a publicação lista nove metas, desenvolvidas por Israel Kalbin e Demóstenes Barbosa, que deveriam ser propostas pelo Brasil para que o país faça a sua parte no cumprimento da preservação do meio ambiente.
FATOS E NÚMEROS SOBRE O DESMATAMENTO:
- O desmatamento no mundo acontece em razão de 130 mil quilômetros anuais. Trata-se de uma área de tamanho semelhante a da Inglaterra.
- África e América do Sul sofrem as maiores perdas mundiais de florestas.
- As florestas tropicais abrigam mais da metade das espécies do planeta.
- 84% das florestas mundiais são propriedade pública.
- No caso da Amazônia brasileira, cerca de 75% da floresta está em área pública.
- A principal causa do desmatamento é a atividade humana.
- Apenas 11% das florestas mundiais são classificadas como áreas de conservação.
O FUTURO ESTÁ EM JOGO!!!
O desmatamento começou com a chegada dos portugueses interessados no pau-brasil da Mata Atlântica.
Desde então, o desmatamento em nosso país foi uma constante. Depois da Mata Atlântica, foi a vez da Floresta Amazônica a sofrer a derrubada ilegal de árvores.
A derrubada de matas tem ocorrido também nas chamadas frentes agrícolas. Para aumentar a quantidade de áreas para a agricultura. Áreas enormes de matas são derrubadas para a construção de condomínios residenciais e pólos industriais. Outro problema sério, que provoca a destruição do verde, são as queimadas e incêndios florestais, muitos fazendeiros provocam estes incêndios para ampliar as áreas para a criação de gado ou para o cultivo
No mundo inteiro o desmatamento ocorreu e ainda está ocorrendo, principalmente em países asiáticos como a China, quase toda a vegetação já foi explorada.
Embora todos estes problemas ambientais estejam ainda ocorrendo, verifica-se uma pequena diminuição em comparação ao passado. As matas e florestas são de extrema importância para o equilíbrio ecológico do planeta Terra e para o bom funcionamento climático. Espera-se que, no início deste novo século, o homem tome consciência destes problemas e comece a perceber que antes do dinheiro está a vida de nosso planeta e o futuro das gerações futuras. Nossos filhos têm o direito de viverem num mundo melhor.
Desde então, o desmatamento em nosso país foi uma constante. Depois da Mata Atlântica, foi a vez da Floresta Amazônica a sofrer a derrubada ilegal de árvores.
A derrubada de matas tem ocorrido também nas chamadas frentes agrícolas. Para aumentar a quantidade de áreas para a agricultura. Áreas enormes de matas são derrubadas para a construção de condomínios residenciais e pólos industriais. Outro problema sério, que provoca a destruição do verde, são as queimadas e incêndios florestais, muitos fazendeiros provocam estes incêndios para ampliar as áreas para a criação de gado ou para o cultivo
No mundo inteiro o desmatamento ocorreu e ainda está ocorrendo, principalmente em países asiáticos como a China, quase toda a vegetação já foi explorada.
Embora todos estes problemas ambientais estejam ainda ocorrendo, verifica-se uma pequena diminuição em comparação ao passado. As matas e florestas são de extrema importância para o equilíbrio ecológico do planeta Terra e para o bom funcionamento climático. Espera-se que, no início deste novo século, o homem tome consciência destes problemas e comece a perceber que antes do dinheiro está a vida de nosso planeta e o futuro das gerações futuras. Nossos filhos têm o direito de viverem num mundo melhor.
Por: Juliano Barros- 1ª Serie A, Colégio Presbiteriano.
“Tão importante quanto semear flores, é semear idéias. Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você vai estar contribuindo para o florescimento de uma ótima causa.”
Deivison Cavalcante Pedroza -
domingo, 12 de setembro de 2010
QUEIMADAS? PRA QUÊ???
As queimadas liberam gases tóxicos (CO2), o que polui a atmosfera deixando-a mais suscetível a fenômenos que prejudicam o meio ambiente.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou estudo que aponta o desmatamento e as queimadas respondem por mais de 75% das emissões de gás carbônico, sendo responsáveis por colocar o Brasil entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa. Em outros países, a elevação de CO2 é geralmente atribuída a combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural).
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou que em 2010, cerca de 46 mil focos de queimadas foram registradas pelo em todo o país. O número representa aumento de aproximadamente 150% em relação aos focos detectados no ano passado. As temperaturas mais altas, umidade relativa do ar mais baixa e menos chuvas do que 2009, não são as principais causas do aumento de incêndios. As principais causas, porém, são as econômicas e culturais. O modelo de produção agrícola e pecuária extensiva, adotados no Brasil, contribuem para esse tipo de comportamento. É comum também o hábito de pessoas colocarem fogo na sujeira depois de varrer o quintal ou jogarem bituca de cigarro na estrada.
Em Governador Valadares a grande preocupação dos bombeiros é com a Ibituruna. Além dela ser uma área de preservação permanente, abriga diversas moradias e está bem próxima da área urbana.
Para evitar incêncidos vamos sequir o que os bombeiros alertam:
· Mantenha fora do alcance das crianças, isqueiros ou fósforos e evite a utilização de lume no interior das matas.
· Não faça fogueiras em dias de vento intenso.
· Se necessita de fazer queimadas, peça autorização ao Governo Civil e contacte os bombeiros ou os Serviços Florestais.
· Durante a realização duma queimada, permaneça em vigilância ao local, tenha disponível uma pá, enxada ou outra ferramenta que lhe permita limitar a propagação do fogo à área que pretende queimar.
· Logo que detecte um incêndio, procure alertar com a máxima urgência os bombeiros, contribuindo para a sua intervenção rápida e eficaz.
Por Luiz Eduardo - 1ª série A, Colégio Presbiteriano.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
ÚLTIMAS NOTÍCIAS!
Área queimada na Serra da Canastra:
A área devastada por incêndios no Parque Nacional da Serra da Canastra, na região centro-oeste de Minas Gerais, no mês passado é maior do que foi calculado inicialmente e pode chegar a 70 mil hectares, a área é mais da metade de Belo Horizonte. De acordo com o biólogo Jean Pierre, todo o ecossistema da serra foi comprometido. Micro-organismos e animais do topo da cadeia alimentar foram afetados. Propriedades rurais do entorno no parque também foram atingidos, com registro de morte de animais, por exemplo.
A área devastada por incêndios no Parque Nacional da Serra da Canastra, na região centro-oeste de Minas Gerais, no mês passado é maior do que foi calculado inicialmente e pode chegar a 70 mil hectares, a área é mais da metade de Belo Horizonte. De acordo com o biólogo Jean Pierre, todo o ecossistema da serra foi comprometido. Micro-organismos e animais do topo da cadeia alimentar foram afetados. Propriedades rurais do entorno no parque também foram atingidos, com registro de morte de animais, por exemplo.
sábado, 4 de setembro de 2010
A NATUREZA SOFRE COM A AÇÃO DO HOMEM!
"Todos os seres vivos tremem diante da violência. Todos temem a morte, todos amam a vida. Projete você mesmo em todas as criaturas. Então, a quem você poderá ferir? Que mal você poderá fazer?"-Provérbio Buda
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)