quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O mundo é nosso, e o que você está fazendo para cuidar dele?

MANUAL DE AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO ECOLÓGICO DE GOVERNADOR VALADARES


 Os alunos do 6º ano do Colégio Presbiteriano desenvolveram um projeto junto de seus professores, com o objetivo de buscar ações que contribuiriam para uma Governador Valadares melhor.
 Dentre esse projeto destacaremos o projeto do aluno Murilo Sampaio do 6º ano B.
Segue abaixo as açoes propostas pelo aluno no seu projeto:
Murilo Sampaio
  •      Em casos de higiene em que tenha necessidade da utilização da água (tomar banho, escovar os dentes, entre outros) deve ser utilizado com moderação. Ex: Fechar a torneira enquanto não estiver utilizando a água, no momento em que estiver se ensaboando desligar o chuveiro.
  •       Fazer sempre a coleta seletiva. Lixo consumido deve ser separado em: lixo seco e lixo úmido.
  •       Estar ciente da redução. No momento em que você for adquirir um produto, seja ele alimentício ou não repense se esse produto é necessário ou supérfluo.
  •       A reciclagem também deve ser usada, isso evita o aterro do lixo que pode ter outra utilidade. A reciclagem pode ser feita pelas organizações responsáveis pelo o lixo, ou pode ser feita por você usando o lixo para fazer enfeites, entre outras utilidades.
  •       Não é necessário acender a luz nos horários do dia nem da tarde, porque podemos usar os raios solares para iluminar o ambiente. Acenda a luz só a noite
  •         A utilização de um produto baseia-se na necessidade, para que usar duas folhas de papel se você precisa só de uma.
  •      Outro grande problema ecológico em Governador Valadares é a poluição, jogue o lixo sempre na lixeira e não nas ruas, bueiros ou no rio
  •       Não podemos deixar o encanamento quebrado ou coisas relacionadas, porque isso desperdiçar a água potável.
  •      Devemos economizar a água potável porque ela é a única que podemos utilizar. No momento em que for lavar o seu automóvel use um balde.
  •      A ecologia não é somente formada de grandes ações mas também de pequenos gestos. Mantenha o seu meio onde está, limpo e organizado.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

REPORTAGEM: ENSAIO DAS TURMAS DO 1° AO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A MOSTRA CULTURAL

Os alunos do 1º ao 5º ano do Colégio Presbiteriano estão se preparando para a Mostra Cultural, um evento cultural que acontece todos os anos no colégio, em que os alunos expõem aos pais e demais visitantes tudo o que aprenderam no decorrer do ano.

Este ano, um grupo de aproximadamente 10 professores, que trabalham no Ensino Fundamental, abordaram o tema: “Valores e preservação do Meio Ambiente”. Os alunos aprenderam muito com o projeto, pois tiveram várias experiências significantes, como: trabalho em equipe, realização de coreografias e o reforço dos valores básicos de educação, moral e ética. Os professores trabalharam com base no livro “Flor de Maio”, da autora Cristina Furtado. Cada turma representou uma parte do livro, através de coreografias e números artísticos.

O livro trabalha conceitos sobre o meio ambiente e, por isso, alguns alunos irão se apresentar vestidos de elementos da fauna e da flora. As músicas, escolhidas de acordo com o livro, são muito interessantes e agradáveis.

Os professores aguardam ansiosamente o momento da apresentação final, que acontecerá no dia 20 de agosto, às 19 horas e 30 minutos; e acreditam que será uma grande festa, pois os alunos estão muito empenhados e empolgados com o projeto. Além disso, os professores afirmam que os objetivos traçados estão sendo alcançados, pois os alunos estão demonstrando todo o esforço e dedicação durante os ensaios. Enfim, todo o grupo de alunos e professores do Ensino Fundamental estão otimistas, pretendendo realizar um evento marcante na história do Colégio Presbiteriano.



Reportagem por Alisson Queiroz Andrade - 1ª Serie A, Colégio Presbiteriano.

REPORTAGEM: ENSAIO DAS TURMAS DO MATERNAL PARA A MOSTRA CULTURAL

A mostra cultural é um projeto feito entre todos os alunos do colégio Presbiteriano. Hoje estivemos no ensaio das turmas do maternal, onde tiramos fotos e entrevistamos uma das professoras que coordena o projeto. O objetivo das apresentações das turmas do maternal é mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido durante todo o ano sobre o projeto do colégio “O futuro se realiza com as escolhas do presente”. As apresentações seriam por meio por de um número artístico para cada sala. As músicas utilizadas nas apresentações foram escolhidas separadamente por cada professor, levando em consideração a faixa etária dos alunos.

O tema das apresentações foi “Tempo de Brincar”, onde nos números as crianças resgataram as brincadeiras e cantigas de roda.

O que os professores do maternal se alegram de falar, é que os pais estão ajudando e correspondendo com os filhos as expectativas, e os alunos estão se dedicando ao máximo, demonstrando um retorno imediato, interesse, bom desenvolvimento e coordenação.

As crianças ficam ainda mais participativas com os recursos usados pelos professores, como bambolês, ioiôs, enfeites e fitas coloridas, além de músicas muito interessantes.

Os alunos e professores se orgulham de fazer parte dessa festa, e aguardam a presença de todos, na quadra poliesportiva do colégio Presbiteriano, sexta-feira dia 20 de agosto, ás 19:30.

 

Reportagem por Wilney Werneck Mattos - 1ª Serie A, Colégio Presbiteriano.

MUNDO MELHOR

A questão ambiental é um tema importante para os dias de hoje e para todo o século que inicia. Por mais que digam que vivemos em um mundo civilizado, moderno, inovador e que bárbaros eram nossos antepassados, ainda percebemos que alguma coisa está fora da ordem. Muito tempo se passou desde que nos distanciamos da vida nas cavernas e fomos ocupando as planícies, domesticando o fogo, plantas e animais e aprendemos a subjugar outros seres humanos e explorar o seu trabalho. Milhares de anos nos distanciam daquelas formas “primitivas” da humanidade.
  
Mas de lá pra cá essa humanidade foi se desenvolvendo, se disseminando. Multiplicou a riqueza de alguns e deixou outros ainda mais pobres. Difundiu muitas informações e desmascarou tantas outras. Apoderou-se de novos recursos naturais, desenvolveu tecnologias, formas de organização e de exploração do trabalho. A humanidade criou mecanismos de regulação e desregulamentação, de controle e autocontrole, tudo isso entrecortado por períodos de guerras e tratados de paz, usando e abusando da natureza.
  

Como se não bastasse, começamos a destruir as florestas para satisfazer nossas necessidades básicas de moradia, poluindo os rios e diminuindo a vazão, prejudicando o transporte fluvial e desta forma afetando a biodiversidade aquática que, a cada década, extingue algumas espécies que talvez ainda nem tenhamos conhecido e que a sua ausência influencie ainda mais o aquecimento global.
  

O nosso planeta está se aquecendo, isto provocará eventos climáticos intensos, como secas, estiagens, vendavais, inundações e outros fenômenos talvez mais catastróficos.
  

Os efeitos do aquecimento global têm sido observados em nossas geleiras e, como consequência ainda maior o aumento do nível do mar, que também acontece devido à propriedade de expansão das moléculas de água quando aquecidas.
  

Temos que repensar o nosso futuro, não adianta olhar para trás e chorar as águas poluídas e as árvores derrubadas. Nosso planeta já esta com uma população superior à sua capacidade natural, porem não tem mais volta. O segredo está em unirmos nossas forças e trabalharmos em prol de um desenvolvimento sustentável.
  

Se trabalharmos a engenharia civil fazendo cidades totalmente voltadas para o meio ambiente em todos os aspectos, se preocupando com o saneamento básico, reaproveitando cada gota de água, utilizando a energia solar e principalmente construindo um asfalto semelhante às rochas magmáticas que são fortes, onde a água da chuva poderá se absorvida pelo solo, teremos um mundo melhor.


Por Kessy Almeida - 1ª série A, Colégio Presbiteriano.

1º ANO - A


Turma responsável pela montagem do blog para a Mostra Cultural.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

EXEMPLO DE RECICLAGEM: PETS SUSTENTAM HOTEL FLUTUANTE EM MANAUS

Em Manaus (AM), mais de 400 mil garrafas PET de refrigerante estão sendo usadas como base de sustentação de um hotel flutuante. A idéia ecologicamente correta é do empresário Moisés Bichara, que desde 2004 se dedica a retirar as embalagens jogadas no rio Negro e a transformar um problema ambiental em fonte de renda para a família.

As PETs ficam presas por baixo das tábuas, garantindo a flutuação dos chalés e das passarelas de acesso aos quartos. Bichara conta que primeiro juntou 100 mil garrafas e construiu os primeiros seis chalés do hotel às margens do rio Negro.

Segundo ele, todas as embalagens foram retiradas do rio ou doadas por escolas, moradores e salões de festas da região.

“A PET de refrigerante é minha principal matéria-prima, mas temos o cuidado de retirar o rótulo, que se dissolve e contamina a água. Nunca comprei uma garrafa. As pessoas as jogam no rio e eu e minha equipe pegamos nas margens. Amo o que faço em defesa da natureza e só trabalhamos com produtos que podem ser reaproveitados".





Por Alisson Queiroz Andrade - 1ª Serie A, Colegio Presbiteriano.

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE!

O meio ambiente nada mais é que tudo o que nos engloba.Florestas, cidades, vales, enfim. E é composto por seres vivos de diversas espécies e tamanhos. Nós seres humanos somos os principais responsáveis por tudo, pois somos animais racionais.

Sendo assim seria lógico um meio ambiente perfeito, sem destruição onde todos vivem em harmonia. Mas não é isso que ocorre. Muitas pessoas destroem e não respeitam o meio ambiente. Queimadas e desmatamento acabam com enormes florestas.

Para um futuro bom, todos nós devemos preservar o meio ambiente. Desde o espaço físico aos recursos naturais tão preciosos como a água. Não desperdice água, jogue lixo no lixo e se conscientize que todos somos responsáveis pelo futuro do meio ambiente.


Por Guilherme Inácio - 1ª Serie A, Colégio Presbiteriano.  

terça-feira, 10 de agosto de 2010

NÃO É POSSÍVEL CRIAR UM NOVO COMEÇO, MAS É POSSÍVEL CRIAR UM NOVO FIM!




O nosso planeta pede ajuda, e o que faremos para poder ajudá-lo?Até quando vamos ficar de braços cruzados? Se você pode fazer a diferença,  então faça agora !!!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

OS OCEANOS VÊM SENDO DESTRUÍDOS PELO VAZAMENTO NO GOLFO DO MÉXICO.

Os cientistas afirmam que o vazamento de petróleo no golfo, é muito maior do que se imaginavam e do que foi divulgado pelas redes de comunicação.


Cientistas estão sendo proibidos pelos Estados Unidos de falar sobre a gravidade do problema. O país que por ganância assassinou milhares de pessoas no Oriente Médio, por causa desse ouro negro, que hoje não esta mais em suas mãos. E hoje esse ouro negro prejudica a natureza.


Pesquisadores estimam que se em dezoito meses o vazamento não for controlado, o oceano estará totalmente contaminado, essa afirmação feita pelos pesquisadores é o que os Estados Unidos temem, pois se estima que a pressão que o petróleo é jogado nas águas do golfo do México é entre 20.000 e 70.000 libras por polegadas.


Isso é uma quantidade impossível de ser contida apesar de todos os equipamentos de ponta terem sido testados no local.  

Vazamento de petróleo começou com acidente em plataforma no Golfo do México, que foi tomada pelo fogo em 21/04/2010.
Foto: U.S. Coast Guard /Reuters

Vazamento de óleo no Golfo do México, aproxima-se da costa sul da Louisiana, nos EUA coloca em risco a vida de animais.
29/04/2010. Foto: Sean Gardner/Greenpeace/Reuters


 Por Virgínia Pereira - 1° Ano A, Colegio Presbiteriano.

UNIDOS PELO MEIO AMBIENTE!

   Nos últimos tempos, temos notado maior interesse da sociedade capitalista em utilizar a natureza como fonte de renda, sem se importarem com sua preservação. O egoísmo, em busca do dinheiro, toma conta da maior parte do mundo. Essa falta de cuidado ambiental vem causando cada dia mais desastres ambientais e a escassez de recursos naturais.
  
   Porém, mesmo que a maior parte da população tenha interesse em se enriquecer, uma parte considerável tem se preocupado com a preservação, tendo como objetivo a diminuição dos problemas que a falta da preservação tem causado. Movimentos ambientalistas têm surgido cada vez mais, infelizmente não em todos os lugares, pois alguns países preferem ignorar a destruição em nome da economia.
  
   A população precisa entender a importância da preservação ambiental, e como utilizar os recursos naturais de forma sustentável. Já existem várias formas de proteger o meio ambiente sem alterar o desenvolvimento mundial, como por exemplo, a energia solar e o papel reciclado. Sem essa conscientização os recursos se esgotarão. Não haverá desenvolvimento e enfrentaremos a cada dia mais tragédias naturais.


   Diante dos fatos apresentados conclui-se que é necessária a conscientização populacional para que todos entendam e optem por preservar a natureza, pois é dela que provém todo o desenvolvimento mundial. E é agindo em conjunto que poderá acontecer uma verdadeira mudança.

Por Luiza Dias - 1° Ano A, Colégio Presbiteriano.